Coleção Foucault

sábado, 30 de maio de 2009

A VIDA
Paul Michel Foucault (15 de outubro de 1926) pertencia a uma família onde a medicina era a tradição, porém, Michel desde cedo interessou-se por História, conta-se que ele foi influenciado por um professor que teve na escola. Interessou-se cedo pela filosofia, buscava suas próprias leituras, era ávido, curioso. Viveu na época da Segunda Guerra Mundial, decepcionou a expectativa do pai que esperava que ele seguisse a carreira médica, envereda pelas estradas da Filosofia, em 1945 muda-se para Paris. Como aluno da École Normale da rue d'Ulm, Foucault entra em contato com os escritos de Hegel o que reforça seu encanto pela Filosofia.
Foucault trazia como caracteristica ser uma pessoa solitária e fechada, o próprio meio competitivo em que vivia na escola o tornava mais e mais avesso ao contato social. Tornou-se uma pessoa agressiva e irônica, características estas que o acompanharam por toda a vida. em 1948 tenta suicidio, o que acaba levando-o à um tratamento psiquiatrico. Os impulsos suicidas retornaram outras vezes em sua vida. Esta experiência colocou-o em contato com a psiquiatria, psicologia e psicanálise, marcando profundamente a sua obra.
Foi Leitor de Platão, Hegel, Kant, Marx, Nietzsche, Husserl, Heidegger, Freud, Bachelard, Lacan, entre outros. Aprofundou-se nos estudos de Kant, uma vez que considerava que sua filosofia era uma crítica à Kant, no que diz respeito a noção do sujeito enquanto mediador e referência de todas as coisas, já que para Foucault o homem é produto das práticas discursivas. Admitia a influência de Heidegger em sua obra, chegando a afirmar:" Todo o meu devir filosófico foi determinado pela minha leitura de Heidegger". É também influenciado por Nietzsche e Bachelard. Leu kafka, Faulkner, Gide, Genet, Sade, René Char, torna-se grande amigo de Louis Athusser, que o levou a aderir ao Partido Comunista.
Conviveu com a intelectualidade de sua época, como Jean paul Sartre, Jean Genet, Merlau-Ponty, Lacan, entre outros.

A OBRA
Doença Mental e Psicologia - 1954
História da Loucura - 1961
Raymond Roussel - 1963
O Nascimento da Clínica - 1963
As Palavras e as Coisas - 1966
A Arqueologia do Saber - 1969
A Ordem do discurso - 1970
Vigiar e Punir - 1977
A vontade de saber - História da sexualidade I - 1978
O uso dos prazeres - História da sexualidade II - 1984
O cuidado de si - História da sexualidade III - 1984

" Um pensador que nunca se deixa capturar por classificações, dizia ele ' não me pergunte quem sou e não me diga para permanecer o mesmo'. Um pensador engajado em um trabalho crítico de seu presente e de si mesmo, buscando por meio da genealogia e da arqueologia as rupturas e descontinuidades que engendram as imagens que temos de nós mesmos, dos outros e do mundo, eis Foucault, um verdadeiro forasteiro de si"

Download dos livros de Foulcault

É só clicar na figura do livro e seguir o Link, todos estão hospedados no 4Shared.
Descrição: Contemplando a obra de René Margritte, Foucault desenvolve uma reflexão sobre questões fundamentais dentro das artes plásticas: a similitude e a representação, a relação entre texto e desenho, o signo verbal e a representação visual. Importante contribuição para o estudo da arte, sua história e seus elementos.

Descrição: Michel Foucault, ao analisar a gênese e a filosofia das ciências, mostra como é recente o aparecimento do "homem" na história do nosso saber. Estuda a mudança interior de nossa cultura do século XVIII ao século XIX, através da gramática geral, que se tornou filologia; da análise das riquezas, que se tornou economia política, e da História natural que se tornou biologia.

Descrição: Foucault desvenda a relação entre as práticas discursivas e os poderes que as permeiam


Livro: Vigiar e Punir
Descrição: Estudo científico documentado sobre a evolução histórica da legislação penal e respectivos métodos coercitivos e punitivos, adotados pelo poder público na repressão à deliquência. Métodos que vão desde a violência física até instituições correcionais.

Descrição: A medicina, a Psiquiatria, a Justiça, a Geografia, o Corpo, a sexualidade, o papel dos intelectuais, o Estado são analisador por Foucault. Todos os textos têm como tema central a questão do poder na sociedade capitalista.



AGUARDEM MAIS LINKS DE LIVROS E TEXTOS.

2 comentários:

Arthur Almeida disse...

Marília,
Fico até embarassado de ter meu pobre blog ligado a tamanha mostra de conteúdo que é o seu blog.
hehehehe..
Vou manter visita por aqui para te prestigiar! E assim vamos levando!

Anônimo disse...

Professora... voltando das férias e passando por aqui... aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa... preciso estudar!!!! não vá me reprovar hein?
beijos.
Julianne

Postar um comentário